Lomadee

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Boards of Canada: Tomorrow's Harvest

O tipo de disco que você coloca para tocar, fecha os olhos e entra em outra dimensão.

Quando se fala em música eletrônica, muita gente já torce o nariz e imagina aquele som repetitivo e marcado feito com o propósito único de fazer as pessoas se mexerem nas pistas. Mas existem inúmeras variações do estilo, inclusive algumas muito calmas e reflexivas. É aqui que se encaixa o som do Boards of Canada.

Na ativa desde a década de 1990, o grupo é formado pelos irmãos escoceses Michael Sandison e Marcus Eoin. E “Tomorrow’s Harvest” é o primeiro lançamento inédito da dupla desde um EP de 2006. Para quem não está familiarizado com a sonoridade do Boards of Canada, a bela arte da capa já dá uma amostra do que irá vir pela frente.

O que temos aqui é um trabalho praticamente instrumental cheio de sintetizadores, harmonizações e climas. Mesmo os elementos eletrônicos, inclusive as batidas, são bastante tranquilos e bem colocados. Ou seja, as composições são arrastadas, viajantes e transcendentais.

As faixas são bem conectadas umas nas outras como se fossem uma grande, única e inspirada peça. Só em “Palace Posy”, a décima do repertório, temos uma pegada um pouco diferente, que nos tira do transe iniciado em “Gemini”, que abre o álbum. Mas logo as coisas voltam ao normal e assim seguem até o fim, em uma espécie de trilha sonora capaz de levar o ouvinte para onde ele imaginar.

Ambient, trip hop e downtempo são alguns “termos técnicos” que ajudam a classificar a dupla, mas o fato é que “Tomorrow’s Harvest” é aquele tipo de disco que você coloca para tocar nos fones de ouvido, fecha os olhos e entra em outra dimensão. É para se esquecer do mundo e, por esse motivo, é muito bem-vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário