Lomadee

domingo, 22 de setembro de 2013

Jason Becker ainda vive

Documentário revira o arquivo da família e atualiza a incrível história do gênio


A história de Jason Becker talvez seja novidade para quem não se interessa por heavy metal nem conhece mais a fundo o universo dos guitarristas. Desse modo, muita gente ficou impressionada com o que viu no documentário “Jason Becker Not Dead Yet”, lançado no ano passado e recentemente exibido no festival In-Edit, em São Paulo.

Mas mesmo quem conhece toda a trágica sequência dos fatos e assistiu a milhares de vezes aos poucos vídeos disponíveis do guitarrista tocando também vai se impressionar. Afinal, pela primeira vez podemos ouvir a história de Becker contada por seus pais e amigos próximos desde o nascimento até os dias de hoje por meio de depoimentos atuais e uma emocionante seleção de fotos e vídeos do arquivo da família.

Fã de Bob Dylan, o músico já reproduzia suas canções desde a mais tenra idade, seguido de solos de Eric Clapton e Van Halen. Aos 14 anos, já era considerado um virtuoso, com uma pegada impressionante e uma sonoridade madura. Logo depois veio o contato com o lendário Mike Varney, fundador da Shrapnel Records e responsável por lançar praticamente todos os “guitar heroes” nos anos 1980.

O próprio Varney conta como ficou impressionado com a fita demo de Becker e como teve a ideia de apresentá-lo a Marty Friedman, culminando no incontrolável projeto Cacophony. Também é muito curioso ver os depoimentos do baixista Jimmy O’Shea e do baterisa Kenny Stavropoulos que tocaram com ele na época - além, é claro, do próprio Friedman.

Uma das partes mais tocantes do documentário, contudo, não é ver Jason Becker imóvel m uma cadeira de rodas (já faz tempo que ele está nessa condição), mas sim acompanhar como foi sua entrada na banda solo de David Lee Roth, que na época significava uma espécie de passaporte para o estrelato e reconhecimento mundial, e a descoberta de que tinha uma doença degenerativa chamada ALS pouco depois.

Ele chegou a gravar o álbum do ex-Van Halen, mas não tinha mais saúde para continuar e substituir Steve Vai na banda. Vale destacar especialmente os trechos em áudio de uma entrevista que Becker deu a um jornalista explicando os motivos pelo qual não poderia fazer os shows com Roth. Quando perguntado no final sobre quem iria sair em turnê em seu lugar, Jason apenas diz: “algum outro cara”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário